Trabalhar com prazer: eis a chave da felicidade!!

Se você pensa que satisfação e trabalho são coisas distintas, está na hora de rever seus conceitos! Pesquisas referem que o trabalho, desde que utilize a plena capacidade da pessoa e valorize seus pontos fortes, pode trazer mais satisfação a quem o realiza do que a própria remuneração recebida.

Mas como conseguir conciliar trabalho e satisfação pessoal?

Primeiro, pare de pensar em dinheiro como finalidade do trabalho. Dinheiro é conseqüência e não fim. Seu salário deve ser a recompensa pelo seu trabalho, mas não a finalidade dele. Trabalhando por dinheiro você se torna escravo dele e perde o prazer em trabalhar, mesmo que goste do que faz!

Segundo, identifique seu propósito de vida. É ele que dita as diretrizes para sua satisfação e realização pessoal. A maioria sabe apenas aquilo que não deseja da vida, sem ter consciência do realmente importa. O propósito de vida deve ser sempre positivo e prazeroso, pois é na direção dele que nos movemos.

Os valores também são importantes para a realização pessoal. É preciso identificá-los, fortalecê-los e adequá-los ao seu propósito de vida.

Quando conseguimos alinhar propósito, visão e valores temos muito mais chances de nos tornarmos pessoas bem-sucedidas.

A importância de trabalhar com prazer

Quando desenvolvemos prazer pelo trabalho tornamos nossos dias mais prazerosos e positivos, isso melhora nossa motivação e rendimento, o trabalho deixa de ser apenas obrigação e temos a possibilidade de crescimento pessoal e profissional.

Em contrapartida, se as pessoas não mantiverem uma relação satisfatória com o trabalho que realizam, certamente irão desenvolver sentimentos hostis em relação a ele, que resultarão em males físicos ou psicológicos, como estresse, cansaço, falta de produtividade, desânimo, depressão, entre outras patologias. Disso se conclui que que quem não gosta do que faz nem do modo como o faz está, progressivamente, esgotando sua energia vital e, inclusive, seus rendimentos em todas as áreas da sua vida! É isso o que você quer para si?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *