Psicoterapia Cognitivo Comportamental

Dentro do campo da Psicologia Clínica existem muitas teorias que são utilizadas pelos psicólogos como ferramentas para entender o funcionamento do comportamento humano. Algumas conhecidas são a psicanálise, gestalt-terapia, terapia reichiana, existencial-humanista, etc.
A psicoterapia cognitivo-comportamental é uma forma de terapia objetiva, calcada em pesquisas científicas, que procura tratar os sintomas de maneira direta e eficaz, com ênfase no presente. Busca-se identificar quais os pensamentos, sentimentos e comportamentos que a pessoa adquire em sua história de vida que o leva a interpretar de forma distorcida e exagerada as situações que enfrenta. Estas distorções acarretam em distúrbios emocionais e sofrimento psíquico.

 

A terapia se inicia com um processo de avaliação das dificuldades e obstáculos existentes que atrapalham o alcance das metas e desafios que o paciente almeja alcançar. Durante o processo, o paciente adquire estratégias tanto cognitivas e comportamentais para implementar mudanças efetivas em sua vida e desenvolver autonomia e eficácia no enfrentamento destas dificuldades e de novos desafios.