Felicidade e Psicologia Positiva

O foco na Psicologia Positiva é a busca felicidade e bem estar, sustentados pelos pontos fortes e virtudes humanas, não as doenças mentais.

Esta abordagem mostra que o cultivo das emoções positivas como alegria, otimismo, esperança promove uma disposição mental expansiva, tolerante e criativa, deixando as pessoas abertas a novas ideias e experiências. Está na simplicidade e nas pequenas coisas da vida.
Não podemos condicionar a felicidade somente ao cumprimento das metas, mas sim a ter hábitos bons e tomar decisões bem pensadas. E, para isso, temos que mantermos otimistas, abertos e gratos todo santo dia, como tomar banho!
Algumas dicas importantes do livro O Jeito Havard de Ser Feliz:
1. Liste três coisas pelas quais você é grato: Busque algo de bom, mesmo num dia ruim
2. Escreva sobre uma experiência boa por cinco minutos: Relembre e escreva uma situação boa que aconteceu no seu dia, treine sua mente para ver as coisas boas da vida
3. Medite por 5 ou 10 minutos: Respirando, reparando nos seus pensamentos e no seu corpo, notando as suas emoções e vendo o que acontece
4. Faça uma coisa aleatória e gentil pra alguém: pode ser para amigos, família, desconhecidos, sem esperar nada em troca.
5. Faça dez minutos de uma atividade física
6. Leia 10 páginas de um bom livro: Escolha livros que te acrescentem alguma coisa.

O que determina nossa felicidade?
50% genética (não modificáveis), 10% fatores circunstanciais e 40% ações intencionais (modificáveis). Existem muitas coisas que podemos fazer pela nossa felicidade, na psicologia positiva denominamos de ações intencionais. Abaixo alguns exemplos:
1. Assistir a um filme que estava desejando; 2. Aprimorar um trabalho que ainda não está do jeito que você gostaria; 3. Curtir a companhia de quem ama; 4. Ler um bom livro;
Ser feliz está também na capacidade de se adaptar ao que está fazendo e assim variar conscientemente o que faz, quer ver um exemplo?

Varie os caminhos para ir ao trabalho. Isto estimula a produção de um neurotransmissor muito importante para as sensações de prazer e felicidade, chamado de dopamina.
Pois podemos fazer novas escolhas quando coisas acontecem, ter maior flexibilidade em suas crenças e assim enxergar as adversidades como potencializadoras.

Ai sim, estaremos identificando que a felicidade verdadeira está dentro de cada um, no encontro com um sentido de vida, um propósito maior.

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