Eu tenho o poder de organizar minha vida

“Se não decides tuas prioridades e quanto tempo dedicarás a elas, alguém decidirá por ti” (Harvey Mackay)

Como gerenciar melhor o meu tempo? Gerenciar o tempo é gerenciar a vida!

Escutamos diariamente as pessoas se queixando que não tem mais tempo para nada, que ele tem passado cada vez mais rápido e que não conseguem ter o controle sobre suas tarefas. O fato de termos esta percepção, nos leva a avaliar como estamos lidando com as tarefas, se temos conseguido delegar funções, nos posicionar e falar não ou se simplesmente passamos nosso tempo acumulando responsabilidades alheias. O resultado disso é um “piloto automático” aonde nos tornamos tarefeiros e somos atropelados pela rotina, sem parar para refletir aonde tudo aquilo nos levará e se aquelas atividades são realmente importantes e vão nos levar para os objetivos que fazem sentido em nossa vida.

As pessoas tendem a negligenciar a vida pessoal e a saúde, passam a se alimentar mal, a não ter tempo para exercícios físicos, refeições saudáveis e para a família e lazer. Deixam de lado seus projetos pessoais para dar conta de necessidades mais urgentes e vão deixando de cuidar de si mesmas. Agora reflita: Será que realmente tenho priorizado meu tempo com coisas verdadeiramente importantes para mim? Tenho me colocado em primeiro plano ou tenho vivido a vida dos outros? Será que é possível mudar essa realidade e ter uma vida mais equilibrada, voltada para a realização de meus maiores sonhos, que inclua o investimento em relacionamentos, na paz de espírito e em meus propósitos de vida, ou tenho que ficar “apagando incêndios”?

Este tem sido um desafio para os especialistas em administração do tempo e é exatamente disso que trata o livro “A tríade do tempo” (Christian Barbosa, Editora Sextante). Ele fala da busca de uma alternativa para as pessoas mudarem e assumirem um novo padrão de vida, com mais qualidade, realizações e menos estresse. O autor fala que “gerenciar seu tempo” nada mais é do que a habilidade de fazer escolhas. A todo momento você faz escolhas entre o que é importante, o que é urgente e o que é circunstancial.

As atividades circunstanciais são aquelas desnecessárias e sem importância, nas quais perdemos horas do nosso dia, gerando muitas vezes culpa, arrependimento e não trazem resultados. Um exemplo claro delas são as redes sociais, aonde muitas vezes perdem-se horas a fio nelas e não agregam nada de importante em sua vida.

A esfera da urgência é quando percebemos que depois de muita procrastinação, os prazos vão se esgotando e saímos desesperadamente “apagando incêndios”, correndo contra o tempo, não nos programamos preventivamente e acabamos atrapalhando nossa rotina fazendo as coisas de forma emergencial, com stress e ansiedade.

Por último, as atividades importantes são aquelas realmente relevantes, que trazem resultados a curto, médio e longo prazo e só se tornam urgentes se não forem realizadas no prazo previsto. É interessante refletirmos de que forma estamos gerenciando o tempo gasto em nossas atividades e aprender a otimizá-lo, diminuindo as atividades circunstanciais ou urgentes e aumentando as importantes, a fim de alcançarmos nossos objetivos e metas.

Para conseguir isto, vão algumas dicas para colocar em prática:

1)    Aprenda a falar não e negar certos pedidos que tirarão teu foco e não acrescentarão nada em sua vida

2)    Planeje sua rotina para evitar estar sempre na urgência

3)    Faça previsões do que pode se tornar urgente e antecipe-se

4)    Tente delegar e não ser centralizador

5)    Policie seu tempo em redes sociais ou qualquer outra atividade desnecessária, que faça você não ter tempo ou deixar de se dedicar a preparar seus alimentos saudáveis ou praticar atividade física

6)    Tenha sempre em mente: O que rouba meu tempo? Aonde estou colocando meu foco? Como vou organizar minhas atividades para não me distrair dele?

 

Com estas dicas você pode aprender a gerenciar sua vida, evitando o stress da correria diária e ter disciplina e comprometimento com você mesmo! Comece agora e não perca mais tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *